Um projeto social para ensinar crianças e jovens a nadar, através da parceria entre Senagic-MG (Sindicato dos Estabelecimentos de Natação, Ginástica, Recreação e Cultura de Minas Gerais) e a Secretaria de Estado e Juventude do Governo de Minas Gerais.
Pessoas beneficiadas
Alunos da rede estadual entre 9 e 14 anos, que se encontravam em risco social, baixa auto-estima, hiperatividade, obesidade e desmotivação em sala de aula. Assim como os alunos destaques, também premiados com a participação no projeto.
O Projeto Piloto
O piloto deste projeto aconteceu na Academia Sander e em uma outra academia associada ao Senagic-MG em Belo Horizonte. De março a maio de 2008 atenderam 445 crianças, do Aglomerado da Serra, dos bairros 1º de Maio, Suzana e Universitário.
Em três meses de atividades houveram mudanças significativas no aumento da auto-estima, de noções de higiene e socialização dos participantes. Além da melhora na atenção, disciplina e participação nas atividades escolares.
Interrupção do Projeto
Depois do mês agosto de 2008, o projeto atenderia, com o apoio de várias academias, empresas e Governo do Estado de Minas Gerais, milhares de alunos em uma significativa ampliação das escolas atendidas. Essas academias deveriam estar próximas às escolas ou residências destes alunos, como foi o piloto deste Projeto. Até o ano de 2010, o projeto poderia ter atendido até 32.000 crianças em todo o estado de Minas Gerais, mas devido a questões políticas, a continuação e ampliação do “Academia nas Escolas” não foi aprovada na Câmara.